Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

'Temos tudo para um ensino de qualidade', diz professora após reforma de escola quilombola pelo Governo do Estado em Macapá

Edileny Barbosa, de 33 anos, é moradora da comunidade Torrão do Matapi e se emociona ao falar da época em que era estudante no local.

Por Marcio Bezerra
12/12/2024 17h30

Professora do 2º ano do ensino fundamental 2, Edileny Barbosa, de 33 anosApós vários anos de reivindicação da comunidade do Torrão do Matapi, em Macapá, o Governo do Estado entregou a Escola Quilombola Antônio Figueiredo da Silva totalmente reformada e com novos ambientes. A entrega do novo prédio marca a 18ª unidade educacional reformada pela gestão estadual em apenas um ano e 11 meses.

A professora do 2º ano do fundamental 2, Edileny Barbosa, de 33 anos, além de lecionar, é ex-aluna e moradora da comunidade. Ela relata que as mudanças representam mais do que conforto.

“A gente vivia muitas dificuldades, com calor e até salas alagadas quando chovia. Agora, temos tudo o que precisávamos para um ensino de qualidade, como cadeiras novas, ventiladores, salas climatizadas e até notebooks para os alunos”, conta Edilene.

Entrega do novo prédio marca a 18ª unidade educacional reformada pela gestão estadual

A educadora, emocionada por ver a escola onde estudou se transformar em um local digno e acolhedor, fala sobre o impacto positivo gerado nos estudantes.

“Os alunos conseguem se concentrar mais nas aulas, sem se distrair ou reclamar do calor. Isso faz toda a diferença para que eles se sintam bem e valorizados no espaço em que estão”, acrescenta a professora.

Escola agora possui estrutura digna para educar e formar cidadãos com qualidade

Novos espaços

A reforma contou com a construção de quatro novas salas, hall de entrada, refeitório, uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de melhorias na climatização, área de lazer e infraestrutura geral, como pisos, paredes, forro e banheiros.

Além disso, toda a escola também recebeu uma pintura personalizada que valoriza elementos visuais e materiais alusivos à cultura quilombola, atendendo ao pedido da comunidade de resguardar sua identidade cultural. O investimento total foi de R$ 1 milhão na reestruturação física, com recursos do Tesouro Estadual, mais R$ 271 mil em mobiliário e materiais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Educação